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Prefeitura Municipal de Santa Luzia

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Última atualização: 11 outubro 2024 às 11:26:51
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Prefeitura Municipal de
Santa Luzia


Programas, Projetos e Ações


Nesta seção o cidadão encontra à implementação, acompanhamento e resultados dos programas, projetos e ações dos órgãos e entidades públicas, bem como metas e indicadores propostos

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Foram encontrados 42 resultados para a pesquisa.

Órgão: Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer

Visita: Unidades Escolares


Número: 8

Responsável: Luciane Alves

Descrição: Acompanhar o andamento das ações na Rede Municipal de Ensino.

Metas: Acompanhar o andamento das ações na Rede Municipal de Ensino.

Indicadores: Alinhamento dos trabalhos e levantamento de demandas para as devidas intervenções.

Resultados: Melhoria na qualidade dos serviços ofertados.


Busca Ativa Escolar


Número: 7

Responsável: Alexsandro Rocha da Silva

Descrição: Diminuir o maior números de crianças e adolescentes evadidos da escola.

Resultados: Conseguimos através das visitas as famílias, que alguns retornassem para a escola.


Programas - Sistema do FNDE


Número: 7

Responsável: Luciane Alves Cristiane Oliveira

Metas: Monitorar os programas, preencher o Diagnóstico de Equidade, atualizar os dados cadastrais do Diretor Escolar no Sistema. Declarar a matrícula da ETI, atualizar cadastro das UEX e aderir EEX.

Indicadores: Monitoramentos realizados. Inclusão das ações.


Relatório do Transporte Escolar


Número: 6

Responsável: Rafael Oliveira

Descrição: Atualizar o Cadastro do Transporte da Rede Escolar do Munícipio.

Indicadores: Aluno residindo em locais de difícil acesso.

Resultados: Garantia do transporte na Rede Escolar para 100% dos alunos.


Sistema Presença


Número: 5

Responsável: Marquês dos Santos Campos

Descrição: Início da coleta do 3º período dos registros da frequência escolar dos estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família do meses de junho e julho do exercício de 2024.


AEE- SEM


Número: 5

Responsável: Professora do AEE Chirley Scopel, equipe gestora e a família da criança

Descrição: O projeto de intervenção, ou seja uma intervenção objetiva, um fazer concreto numa dada realidade, onde deve definir, orientar as ações planejadas para resolução de problemas.

Indicadores: Estudo de caso no qual requer os documentos que norteia o ensino na SRM pelo profissional do AEE.


Recomposição das Aprendizagens


Número: 5

Responsável: Centro Educacional - CESL

Metas: Melhorar o desempenho dos estudantes.

Indicadores: Estudantes com melhor desempenho.

Resultados: Desenvolver o aprendizado de forma eficaz.

Informações Adicionais: Aulas de reforço realizadas.


Projeto Feira Literária


Número: 4

Responsável: Coordenação Técnica Pedagógica

Descrição: Organizar toda a logística da culminância do Projeto FLEDUC IV Edição envolveu a coordenação de várias etapas, desde a definição de objetivos e cronogramas até a gestão de transporte, acomodações e infraestrutura. É necessário garantir a disponibilidade de equipamentos, promover o evento, organizar alimentação e segurança. A recepção e credenciamento dos participantes, além do suporte durante o evento.


AEE-SEM - Monitoramento da construção do PEI e PAE


Número: 3

Responsável: Professora Chirley Scopel, Coord. Técnicos, Coord. Pedagógicos e professores.

Descrição: A principal base legal que obriga as escolas a elaborar o PEI é o artigo 28 da Lei no 13.146 de 06 de julho de 2015

Indicadores: Reunir com os Coordenadores das escolas para entrega dos instrumentos para construção do PEI. Monitorar a construção do PEI através de visitas ou informações via WhatsApp. A construção do PEI norteia a vida acadêmica do aluno público alvo da SRM assegurando o aluno, família e a escola para um ensino de qualidade direcionada na perspectiva da Educação Inclusiva.

Informações Adicionais: O Plano de Atendimento Educacional Especializado tem vários objetivos (PAEE) – tem como objetivo a elaboração de uma intervenção pedagógica pelo Professor Especialista (AEE), a fim de identificar barreiras e orientar os professores da sala regular com um trabalho colaborativo.


Orientação para as famílias Atípicas e não Atípica


Número: 3

Responsável: Professora Chirley Scopel do AEE, Coordenador pedagógico e as famílias.

Descrição: Orientar as famílias dos alunos do Agnaldo Ferreira com uma escuta e roda de conversa informativa sobre a dificuldade de aprendizagem específica do aluno a importância da rotina de estudo e do controle das telas para as suas crianças.

Metas: Conhecimento e informação sobre o que acarreta a dificuldade de aprendizagem para o aluno com deficiência, transtornos e dificuldade acentuada de aprendizagem.


Orientação para as famílias Atípicas e não Atípica


Número: 3

Responsável: Professora Chirley Scopel do AEE, Coordenador pedagógico e as famílias

Descrição: A rotina adequada é um instrumento positivo para a criança, pois permite que a mesma desenvolva sua independência e autonomia, além de estimular sua socialização.

Metas: Orientar as famílias dos alunos do Agnaldo Ferreira com uma escuta e roda de conversa informativa sobre a dificuldade de aprendizagem específica do aluno a importância da rotina de estudo e do controle das telas para as suas crianças.

Indicadores: Conhecimento e informação sobre o que acarreta a dificuldade de aprendizagem para o aluno com deficiência, transtornos e dificuldade acentuada de aprendizagem.


Alinhamento da ETI


Número: 3

Responsável: Secretária Luciane Alves Coordenadora, Técnica da ETI Edivanilda, Coordenadora Pedagógica da ETI Valmalice, Diretora Anna Fábia

Metas: Discutir melhores formas do funcionamento da ETI.

Indicadores: Escola em Tempo Integral funcionando de forma eficaz.

Resultados: Melhor rendimento escolar.


Encontro formativo (LEEI) e (CNCA)


Número: 2

Responsável: Coordenação Técnica Pedagógica da Educação Infantil (Formadora Municipal do curso LEEI/CNCA): Fabiana Andrade Secretaria de Educação

Descrição: A abertura do programa ocorreu com a recepção dos convidados, seguida pela composição da mesa com autoridades e convidados. Em seguida, houve uma palestra onde foram incorporadas mensagens que destacaram a missão do CNCA em promover a alfabetização e o compromisso com a educação infantil de qualidade. Para finalizar, foi servido um delicioso almoço para todos os presentes.

Metas: Garantir que a abertura do programa reflita os valores e as metas do CNCA (LEEI), incluir autoridades educacionais e parceiros estratégicos na cerimônia de abertura.

Indicadores: Acolhimento dos participantes, qualidade, clareza e impacto da palestra que destacou a missão do CNCA e o compromisso com a educação infantil, além do apoio institucional.


SRM – AEE


Número: 2

Responsável: Professora Chirley Scopel Especializada no Atendimento Educacional

Descrição: O AEE tem como uma das função elaborar documentos e orientar as famílias dos alunos específicos da SRM pelos seus direitos como cidadão.

Metas: Atender e orientar às famílias do aluno diagnosticado com: Estudo de Caso, Anamnese e relatórios para o INSS.

Indicadores: O aluno e beneficiado com o auxílio BPC que é um direito do aluno com deficiência ou transtorno comprovado em laudos, com esse auxílio à criança tem como comprar medicamentos, alimentos materiais para a educação como jogos pedagógicos, e dá uma ênfase nos atendimentos.

Informações Adicionais: O auxílio BPC é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência ou transtorno do neurodesenvolvimento que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por suas famílias.


AEE-SEM e AEE-SRM


Número: 2

Responsável: Professora do AEE Chirley Scopel

Descrição: AEE-SRM: Visitas às escolas pelo profissional do AEE. AEE-SRM: Aplicando diagnósticos pedagógicos com os alunos públicos alvo da SRM, com os alunos com dificuldades acentuada no processo de ensino e aprendizado. Diagnósticos de aprendizagem é um instrumento avaliativo, realizado no início ou em vários momentos em um processo de aprendizagem para obter informações sobre o conhecimento, habilidades, e as competências prévias dos alunos.


Adesão SIMEC


Número: 2

Responsável: Luciane Alves

Descrição: Aderir à Política Nacional de Equidade, Educação para Relações Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ).

Indicadores: Fortalecimento das ações e programas educacionais voltados à superação das desigualdades étnico-raciais.

Resultados: Termo de Adesão realizado em 27/06.


Formação Continuada


Número: 2

Responsável: Secretária Luciane Alves, Coordenadora Técnica da ETI Edivanilda, Coordenadora Pedagógica da ETI Valmalice e Diretora Anna Fábia

Descrição: Participar da Formação da Educação em Tempo Integral, atendendo ao Eixo FORMAR do Programa ETI.

Indicadores: Melhorar a qualidade da escola em Tempo Integral no Município.


Monitoramento SIMEC


Número: 2

Responsável: Luciane Alves

Descrição: Verificar o andamento dos planos e ações

Metas: Termo de Adesão realizado.


Visita Técnica: Escolas Municipais


Número: 2

Responsável: Coordenação Técnica Pedagógica

Descrição: A visita às instituições teve como objetivo avaliar o ambiente educacional e promover melhorias. Foram inspecionadas as condições físicas das escolas, garantindo instalações adequadas. As metodologias de ensino e o desempenho acadêmico dos alunos foram analisados, com observação direta de aulas e conversas com estudantes sobre suas experiências e desafios.

Metas: Observar a interação entre alunos e professores, o respeito às diversidades, e a promoção de um ambiente seguro e acolhedor para todos.


Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA)


Número: 2

Responsável: Coordenação Técnica Pedagógica

Descrição: A organização da cerimônia de abertura da formação continuada de professores do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) do CNCA foi feita com cuidado e colaboração. A equipe da Secretaria de Educação trabalhou dedicada e colaborativamente, organizando horários, lanches, palestrantes, almoços e toda a estrutura para garantir o sucesso do evento.


Formação EJA


Número: 1

Responsável: Coordenação Técnica Pedagógica

Descrição: O processo começou com a identificação das necessidades dos educadores por meio de uma pesquisa preliminar, seguida pela definição dos objetivos da formação, focando em engajar, motivar e facilitar o aprendizado dos estudantes da EJA.

Indicadores: Implementação de novas estratégias, motivação dos participantes e ambiente colaborativo.


Roda de conversa: Café com prosa


Número: 1

Responsável: Coordenação Técnica Pedagógica da EJA e Secretária de Educação

Descrição: A Roda de Conversa aconteceu na Escola Centro Educacional de Santa Luzia com a participação dos Professores da EJA, coordenação pedagógica e técnica, Secretária de Educação, presidente do Conselho Municipal de Educação e diretor escolar para compreender melhor as particularidade s dos educandos e aplicar estratégias pedagógicas adequadas.

Metas: Discutir estratégias de aprendizagens para o público da EJA.

Indicadores: Melhorar o ensino aprendizagem dos estudantes da EJA.


Reunião com Coordenadores da Educação Infantil


Número: 1

Responsável: Coordenação Técnica Pedagógica

Descrição: Seguiram-se passos essenciais para a formação LEEI do Programa CNCA. Definimos datas e horários convenientes, reservamos locais confortáveis e providenciamos equipamentos. Preparamos materiais impressos e digitais e organizamos o credenciamento com mensagens de boas-vindas. Enviamos convites formais e lembretes por WhatsApp e mensagens de texto. Com isso, garantimos uma formação organizada eficiente e acolhedora para todos.

Metas: Organizar todos os aspectos logísticos da formação e definir um cronograma detalhado para a formação.


Programa PROERD


Número: 1

Responsável: Secretária de Educação Luciane Alves, Técnicas Marileide e Neildes, Soldado Lima e Unidades Escolares CESL e EMSL

Descrição: Apresentação do Programa PROERD às equipes gestoras das duas unidades escolares.

Metas: Promover reunião de alinhamento com o Soldado Lima e as Unidades Escolares CESL e EMSL.


Visita Técnica Pedagógica


Número: 1

Responsável: Marileide Silva Torres (Coordenadora Técnica Pedagógica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental).

Descrição: Analisar o desempenho dos alunos, das turmas e das escolas no Ciclo I das Avaliações do Programa CNCA envolve coletar e organizar os resultados das avaliações, analisar os dados para identificar padrões e áreas de melhoria, e comparar turmas e escolas para avaliar a eficácia das práticas pedagógicas. Também é necessário identificar fatores influentes, como recursos e metodologias de ensino. Por fim, relatórios detalhados devem ser elaborados para fornecer recomendações e orientar ações futuras para melhorar o desempenho educacional.

Indicadores: Analisar junto à gestão escolar os resultados das avaliações do Ciclo I/2024 do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada; orientar as equipes escolares para possíveis intervenções com vistas na melhoria da aprendizagem dos estudantes e alcançar melhores resultados nas próximas avaliações.


AEE-SEM


Número: 1

Responsável: Professora Chirley Scopel e profissionais da prefeitura

Descrição: Salas de Recursos Multifuncionais são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do AEE.


Formação: Escola em Tempo Integral


Número: 1

Responsável: Coordenação Estadual ETI-BA

Metas: Capacitar as equipes do município na Elaboração da Política de escola em tempo Integral.

Indicadores: Escolas com menor taxa de evasão, e estudantes com melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Informações Adicionais: Módulo Introdutório em formato Presencial, com os Núcleos Formativos 21 e 22, com os temas: Política Nacional de Educação Integral, Potencialidades do Programa de Tempo Integral e Plano de Formação Continuada para Secretaria de Educação do Programa Escola de Tempo Integral.


XXVI Encontro Estadual UNCME (Salvador - BA)


Número: 1

Responsável: UNCME-BA

Metas: Participar do Encontro, visando sempre o progresso e a qualidade do ensino.

Indicadores: O fortalecimento das Políticas Educacionais para a Educação Básica.


Visita Técnica à Escola do Campo


Número: 1

Responsável: Coordenadora Técnica da EPJAI

Descrição: Participação com orientações pedagógicas para execução do projeto e esclarecimentos de como se deve realizar a modalidade da EJA itinerante.

Metas: Garantir a eficácia do projeto FLEDUC; EJA itinerante; Resultado da avaliação diagnóstica inicial.

Indicadores: Acompanhar o desenvolvimento do projeto FLEDUC; Como está funcionando a EJA itinerante na região da Poço; Qual foi o resultado da avaliação diagnóstica inicial dos alunos do campo da EPJAI.

Resultados: Dados satisfatórios.


Sistema Educacenso


Número: 1

Responsável: Marquês dos Santos Campos

Descrição: Encerramento da Primeira Etapa do Censo: registros concluídos dos dados da Etapa Inicial dos alunos do exercício de 2024.

Metas: Dar suporte aos operadores escolares. Alunos do Sistema Municipal de Ensino devidamente informados no sistema.


Participação Workshop Interativo do Programa Finan


Número: 1

Responsável: Marileide Silva Torres - Articuladora do Programa no Município

Descrição: O programa é direcionado às instituições de ensino que atendam crianças com idade entre 6 e 10 anos, do Ensino Fundamental Anos Iniciais. A finalidade é abordar a educação financeira na infância, abarcando valores como cooperação, participação, autoconhecimento e senso de comunidade. Isso visa estimular comportamentos que auxiliem na criação de bons hábitos financeiros e de cidadania. O programa oferece guia metodológico e guia pedagógico próprios para preparar os professores. Isso facilita o diálogo sobre finanças com o público infantil, alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que trata da educação financeira como tema transversal.

Metas: 1. Disseminar educação financeira nas escolas de educação básica. 2. Orientar os professores sobre o Programa, a construção do Plano de ação e sua aplicabilidade em sala de aula.


Mesa redonda com a temática sobre Drogas


Número: 1

Responsável: Coordenação Pedagógica da EJA em parceria com a coordenação técnica pedagógica da EJA

Descrição: O evento teve como objetivo analisar e avaliar o impacto dos conceitos gerais sobre drogas, efeitos colaterais e as desmistificações s preexistentes na percepção pública, comportamento e saúde. A análise se concentra em entender como as informações e desinformações sobre drogas afetam a sociedade e como as campanhas educativas e desmistificador as influenciam esses aspectos.


Participação no Fórum Extraordinário de Dirigentes


Número: 1

Responsável: UNDIME/BA e Prefeitura Municipal de Santa Luzia

Descrição: Participar de encontros formacionais. Debater sobre o tema proposto com os diversos atores da Educação, na troca de experiências. Buscar melhoria para Educação de forma coletiva.

Indicadores: Avanços em relação ao crescimento na melhoria da qualidade e da responsabilidade da Educação ofertada pelas redes municipais de ensino do Estado da Bahia em regime de colaboração com os demais entes federados.



Órgão: Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Turismo

MUDAS +


Número: 3

Responsável: Jorge Moura e Nilton Bispo

Descrição: O programa dispõe de mudas de cacau e café, contemplando tanto as associações, assentados e pequenos agricultores cadastrados na Secretaria.

Informações Adicionais: No momento, o Viveiro Municipal está em manutenção / reforma.


Cadastro Nacional da Agricultura Familiar – CAF


Número: 2

Responsável: Kaliane Ramos Vieira

Descrição: Identificação e qualificação da unidade familiar de produção agrícola, requisitos para o acesso de agricultores familiares e demais beneficiários da Lei às políticas de apoio e incentivo à produção agrícola. Atendimento a todos os agricultores cadastrados no mês.

Resultados: Foram emitidos 20 CAFs, com 31 unidades familiares, conforme demanda de cadastramento junto à Secretaria, 123 ITRs.


Visita Técnica: Análise de Risco


Número: 2

Responsável: Auristelle Maria Santos

Descrição: Visita realizada para análise e levantamento de risco de queda de uma árvore de porte médio em local residencial.


Cadastro Florestal de Imóveis Rurais - CEFIR


Número: 1

Responsável: Kaliane Ramos Vieira e Geovane Gomes Carvalho

Descrição: Regularizar ambientalmente o imóvel rural para controle e monitoramento ambiental. A meta estipulada é atender a todos os agricultores cadastrados.

Indicadores: Impacto positivo, uma vez que os agricultores conseguem acesso ao financiamento de Crédito Rural.

Resultados: Foram emitidos 05 CEFIR’S, totalizando 29 hectares e 17 ares.


Emissão de Autorização Ambiental: Eventos Festivos


Número: 1

Responsável: Auristelle Maria Santos

Descrição: Visa garantir o sossego e o bem-estar público, evitando poluição sonora e eventos desordenados.

Informações Adicionais: Foi emitida 01 (uma) autorização ambiental.



Órgão: Secretaria Municipal de Assistência Social

INTERIORIZA DEFENSORIA


Número: 1

Responsável: Secretaria Municipal de Assistência Social

Descrição: Ação realizada pela Defensoria Pública em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Luzia, com participação das secretarias municipais de saúde, educação e social, abrangendo as zonas urbanas e rurais (Programa SUAS-BAHIA MAIS RURAL) com o intuito de propiciar benefícios e ampliação de direitos das respectivas áreas a toda população.

Metas: Ampliar o acesso aos direitos essenciais.


AGOSTO LILÁS


Número: 1

Responsável: Secretaria Municipal de Assistência Social

Descrição: Campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulher. Ação realizada pela equipe CREAS em parceria com o CRAS. Público Alvo: PAIF, PIS e SCFV. Aumentar a conscientização sobre a violência doméstica e suas formas, incluindo abuso físico, emocional, sexual e financeiro. Educar o público sobre os sinais de abuso e a importância de respeitar os direitos das mulheres. Trabalhar para o fortalecimento e visibilizando as leis que protejam as vítimas de violência doméstica e garantam que os agressores sejam responsabilizados. Oferecer suporte e recursos para as vítimas de violência doméstica, como linhas de apoio, abrigos, assistência jurídica e aconselhamento. Garantir que as vítimas saibam onde e como buscar ajuda.

Metas: Desenvolver o trabalhar em rede, conscientizar, prevenir e informar sobre os órgãos de proteção responsáveis e os canais de atendimento.


SUAS-BAHIA MAIS RURAL


Número: 1

Responsável: Secretaria Municipal de Assistência Social

Descrição: Equipe SUAS-Bahia Mais Rural. Ação da saúde em parceria com o social na região do Sarampo e Brejeira com fins a prestar os devidos atendimentos de forma acessível, principalmente devido às localidades conforme solicitado. No mais, ocorreu o Arraiá do CRAS na fazenda, quadrilha, brincadeiras e músicas tradicionais, cordel, comidas típicas e outros;


PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E CADASTRO ÚNICO


Número: 1

Responsável: Secretaria Municipal de Assistência Social

Descrição: O Programa Bolsa Família (PBF) e o Cadastro Único (CadÚnico) são dois importantes instrumentos de políticas sociais do governo brasileiro, voltados para a redução da pobreza e da desigualdade social. Aqui está uma breve explicação sobre cada um deles: O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda destinado a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza no Brasil. O objetivo principal é garantir uma renda mínima às famílias, assegurando o acesso a direitos básicos como saúde, alimentação, e educação. O Cadastro Único é um sistema de coleta de dados e informações sobre as famílias de baixa renda no Brasil. Ele serve como base para a inclusão em programas sociais do governo, como o Bolsa Família, além de outros programas de habitação, tarifas sociais de energia elétrica, entre outros.